• Central de Atendimento 24 horas
    83 3331.4300 | 3331.4257

Entenda a Cremação

SOBRE A CREMAÇÃO

Cremação, que vem de cremare, significando incinerar ou queimar. Cremação é um processo que transforma um corpo em cinzas de forma rápida, acelerando o que a natureza costuma fazer em vários anos. É realizada através de um equipamento de alta tecnologia, projetado exclusivamente para esta finalidade. É um processo individual e irreversível.

A cremação surgiu por volta de 3.000 a.C., na Europa, provavelmente junto aos povos eslavos. O 1º crematório dos EUA surgiu em 1876, em Washington, Pensilvânia, criado pelo Dr. Julius LeMoyne.

Em 1963, no Concílio Vaticano II, a Igreja Católica revogou a proibição à cremação. O sistema passou a crescer em todo o mundo, inclusive no Ocidente.

Em 1973, com o Crematório de Vila Alpina, em São Paulo, pertencente ao Serviço Funerário do Município de São Paulo. Hoje já são muitos pelo Brasil.

Não. Esta regra somente poderá não ser observada mediante assinatura de termo de responsabilidade pelo autorizante. Mesmo assim, não será permitido ver o corpo em combustão. Não existe vedação legal, o que existe são aspectos de saúde pública e o aspecto emocional que devem ser preservados.

Nosso procedimento quanto a esta questão será no sentido de que as últimas despedidas serão feitas no auditório ou na sala de acolhimento. Será esclarecido que a sala de Cremação propriamente dita é um ambiente insalubre para aqueles que não estão imunizados com as vacinas e demais treinamentos como do corpo de bombeiros. Tudo isso tem que ser colocado de maneira delicada e sutil.